19 novembro, 2016

Reflexões de uma dorameira: Trouxas em dramas




Olá, dorameiros e dorameiras!


Em breve completarei um ano na vida de dorameira. Não devo comemorar na Coreia do Sul, mas, sim, escrevendo texto para o blog comendo miojo (mas do coreano já que achei uma mercearia aqui no Rio de Janeiro que vende)..rs



Por mais que seja uma diversão, eu procuro sempre ou tirar alguma lição de cada dorama, pois sempre há aquela frase marcante ou comportamento e em alguns fico mais pensativa e em outros não. Full House(link aqui) foi um dos que eu comentei aqui no blog até.

Logo no meu comecinho de dorameira, eu assisti ao dorama "Secret/Secret Love". Pensei sobre a atitude da protagonista, mas foi coisa que passou. Mas quando há pouco tempo assisti ao "Nice Guy/The Innocent Man", eu só consegui pensar em uma palavra: TROUXA!
Trouxa do início ao fim e trouxa eu de ter achado que pelo menos o fim do dorama seria decente.

Secret Love (2013)

Passado o desabafo da palavra "trouxa" (eu precisava...rs), veio o questionamento de qual o limite do amor e/ou da amizade. Em ambos os doramas, a atitude dos protagonistas foi a de assumir um crime que não cometeram como prova de amor. Talvez assumir um crime que não cometeu seja o auge de ajudar um amor e/ou um amigo.

Não creio e nem considero justa tal atitude. É egoísmo de quem pede esse tipo de ajuda ou a aceita. Mostra que não merece o amor daquela pessoa. Tanto não merece que em ambos os doramas já na sinopse mostra que a vida seguiu muito bem para o verdadeiro criminoso. Ademais, não é só a pessoa que vai sofrer no lugar da outra, mas também os amigos, os familiares pensando que seu ente querido é um criminoso ou então tendo que calar e observá-lo pagar por algo que ele não fez.

Nice Guy (2012)

Como citei, assumir um crime que não cometeu é praticamente o auge de uma chamada "prova de amor", mas no dia a dia se não passou conosco, já vimos ou ouvimos relatos do tipo "se você me ama, vá a tal lugar comigo; se você me amasse, não falaria com fulano, não usaria tal roupa, etc." Muitas vezes para evitar conflito e por não ser "nada de mais" o outro acaba cedendo. Ceder em algumas situações faz parte do relacionamento e do convívio a dois. Devemos nos ater para quando esse ceder não é acabar por ser uma forma de chantagem emocional, de fazer algo que não queremos, ou, em casos extremos como nos doramas em questão, assumirmos algo que não fizemos para levar a culpa no lugar do outro.

Há diversas formas de se apoiar uma pessoa que fez algo errado como estar junto, conversar, visitar na cadeia se for o caso. Estar "ao lado" e não "no lugar". Isso é mostrar amor, amizade e ao mesmo tempo se respeitar.

A título de conhecimento, aqui no Brasil autoacusação falsa é crime previsto no Código Penal:
Art. 341 – Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem:
Pena – detenção, de três meses a dois anos, ou multa.

Abraço a todos.

Paty

4 comentários:

  1. Eu comecei a ver The Innocent Man, mas desisti por causa do desenrolar da historia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!

      Não perdeu nada em droppar, porque foi muito chato, confuso, final aberto e ruim. O autor de Secret acho que pegou a ideia e trabalhou bem melhor o dorama.

      Abraço.
      Paty

      Excluir