16 setembro, 2014

Coreia do Sul e Coreia do Norte ... E qual é a diferença de uma para outra?

Provavelmente em algum momento da sua vida, já lhe perguntaram o que você gosta de ouvir, e você respondeu "Gosto de k-pop". Comigo geralmente acontece algo mais, me perguntam o que é isso, após eu explicar ... me perguntam de qual Coreia é "A do sul ou do norte?" Claro que sem pensar duas vezes eu digo "A do Sul", mas aí o bicho pega quando perguntam: E qual é a diferença de uma para outra?  Aí eu fico com aquela cara de '-'  .. 


Você sabe? Então vamos entender as diferenças juntos! 
Tudo começou em 1939 e foi até 1945, após a segunda guerra mundial ... durante a ocupação das áreas tomadas pelo Japão, um ex-aliado nazista, os EUA ficaram com o sul da península Coreana...
enquanto a União Soviética estabeleceu suas tropas no norte. 
Inspirados pela revolução comunista na China, em 1949, os norte-coreanos decidiram, no ano seguinte, tentar unir as Coreias por meio de uma declaração de guerra ao Sul. Então começou a Guerra da Coreia, em 1950 e durou até 1953, que de um lado tinha apoio das tropas soviéticas e, do outro, a participação de militares americanos. O conflito foi encerrado com ambos os lados voltando para os limites do paralelo 38, a linha imaginária que marcava a divisão inicial entre os territórios comunistas e capitalistas. Apesar da assinatura do Tratado de Pan-munjom ter acabado com as batalhas imediatas, um acordo de paz nunca foi estabelecido, e Coreia do Sul e Coreia do Norte continuam oficialmente em guerra até hoje
Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista. 
Esse é um resumo básico, para você entender mais ou menos o porque temos duas Coreias e agora você não se sentirá mais "perdida" quando alguém lhe fizer a mesma pergunta que fizeram a mim :)  é isso aí gente .. beijinhos da Emmy

3 comentários:

  1. Pq blog do meteor tb é cultura, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post... Gosto de saber mais sobre a cultura de lá ^^

    ResponderExcluir
  3. Qual é a diferença da do Sul e da do Norte? A do Sul fica no sul e a do Norte, no norte! Hahaha
    Deixando a brincadeira de lado, gostei do post. Você fez um resuminho bem legal da história.
    Uma coisa que eu acho super importante e que vale a pena falar: a Coreia do Sul é bem mais desenvolvida que a do Norte, não apenas por ter se tornado capitalista, mas por ter investido muitíssimo em educação básica, coisa que eu amaria ver aqui, mas esse não é assunto para o post...
    Beijos

    ResponderExcluir