18 outubro, 2015

Hope (2013)




Olá dorameiros!


Domingo a tarde já é meio deprimente, aqui no RJ o tempo está fechado, o que facilita mais ainda para ter esta sensação de que algo bom está terminando. Pra piorar minha situação, resolvi ver um kmovie que estava na minha lista há algum tempo, eu já sabia que ele seria sofrência garantida, mas não esperava que das duas horas de duração do filme eu iria passas 90% do tempo chorando, angustiada e pra variar, me perguntando qual o sentido da vida com tanta coisa ruim? Tô emocionada gente relevem...


O pior é que histórias como a de Hope, são mais frequentes do que imaginamos, infelizmente as vítimas sofrem caladas, uma coisa, que já é traumatizante, é comentar com alguém que você foi assaltado, mas e quando a vítima foi espancada quase até a morte, que ainda por cima é violentada, e pra piorar o que já é desesperador, a vítima tem apenas 8 anos?






Sinopse: Uma manhã chuvosa, So-Won caminha para a escola que não está muito longe de sua casa. Seu pai trabalha em uma empresa local e sua mãe tem uma modesta lojinha no bairro, de baixo de sua casa. So-Won caminha com sua amiga, mas esta a deixa por outro grupo de amigos. So-Won não chega na escola e a polícia liga para os pais para comunicar que sua filha está no hospital por causa de uma horrível agressão… (By Asian Team)





Informações Técnicas:


  • Filme: Hope (título oficial) / Wish / Sowon(coreano)/ Hangul 소원
  • Diretor: Lee Joon-Ik
  • Roteirista: Kim Ji-HyeJo Joong-Hoon
  • Produtores: Byn Bong-Hyun, Sung Chang-Yun
  • Ano: 2013

Elenco: 

Lee Re as Im So-won
Sol Kyung-gu as Im Dong-hoon, pai de So-Won
Uhm Ji-won as Kim Mi-hee, mãe de So-won
Kim Hae-sook as Song Jung-sook, psicóloga
Kim Sang-ho as Han Gwang-sik
Ra Mi-ran as Young-seok
Yang Jin-sung as Do-kyung
Kim Do-yeob as Han Young-seok



Depois de ter o Kmovie Silenced, protagonizado pelo Gong Yoo e baseado em fatos reais, já tinha dado para perceber que a justiça sul-coreana faz vista grossa em casos de violência sexual, e  quando foi mencionado no filme que teria um julgamento, já tentei preparar o coração para o que poderia vir.


Geralmente filmes que abordam violência sexual, expõem bastante o lado da vítima e da justiça, mas Hope mostra como o caso de So Won, não só a devastou, como também sua família e seus amigos, todos acham que poderia ter sido feito algo para ser evitado, e acabam se culpando, mas deve-se levar em consideração que estupradores, serial killers, e afins geralmente são seres que investigam muito bem suas vítimas antes de atacar, ou pelo ou menos, conhecem bem o ambiente o qual pretendem praticar um crime (se você assiste Discovery ID, me entende bem).


Assistir Hope foi um processo desesperador, angustiante e deprimente, não tem como pelo ou menos em algum momento você não se colocar no lugar das vítimas, escrevo no plural porque além de So Won, todos os envolvidos emocionalmente com ela sofreram demais e em casos de fatos reais (este é ficção mesmo) todos sofrerão para o resto de suas vidas, não há como esquecer de um ato tão brutal como este.











Dizer que eu recomendo o filme pra passar o tempo, seria até um ato de maldade por minha parte, mas sim, é um excelente filme, provavelmente irá te fazer refletir bastante, principalmente pra quem tem o hábito de culpabilizar as vítimas em casos de violência.





Nota:9/10


Em tempo: Hope foi premiadíssimo em diversos festivais e premiações importantes, vocês podem conferir Aqui

Onde baixar: Asian Team (e sim você precisa ter cadastro e pontos para baixar)

Vou ficando por aqui, vou procurar algo mais contente da próxima vez que eu retornar aqui, pois mandei 2 bombas consecutivas em forma de resenha neste final de semana hehe

Até mais o/



4 comentários:

  1. Acabei de ver esse filme... Chorei praticamente o filme inteiro. Muito triste, mas infelizmente é a realidade de muitas famílias. O filme nos choca porque ele mostra uma família destruída por um crime hediondo, praticado por um monstro, ode a vítima é uma criança incapaz de se defender. Mas esse filme tb nos surpreende pelo amor e pela dedicação da família e amigos que se unem para tentar fazer a pequena criança superar o trauma sofrido e mesmo que seja por um momento fazê-la voltar a sorrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo assim é um trauma para o resto da vida, realidade muito triste.

      Excluir
  2. Esse filme é baseado em caso real que aconteceu em 2008 lá na Coreia. O caso Nayoung.

    ResponderExcluir