29 janeiro, 2015

Dareka ga Uso wo Tsuiteiru: O outro lado da moeda em casos de abusos sexuais.


Olá dorameiros!



Na minha dica de hoje, venho indicar um drama especial que trata de alguns assuntos muito delicados, como estupro (pedofilia), o quanto a mulher é vulnerável a vários tipos de violência e o mais importante neste drama, como a justiça japonesa comporta-se diante de casos de violência contra a mulher.


Na Coreia do Sul, de vez em quando aparecem na mídia, casos de violência ou assédio sexual envolvendo alguns artistas, e geralmente lá, termina em um" cala boca " vulgo dinheiro, ou em pizza.
Mas no Japão, pelo que é facilmente percebido com este especial é que a justiça lá em casos de abusos sexuais, costuma beneficiar a vítima em 99% dos casos, quem dera que isto fosse um fato em vários países no mundo, como aqui no Brasil, mas daí fica uma dúvida, como julgar um crime que aparentemente não tem provas concretas a não ser o próprio depoimento da vítima? Mas antes vamos à sinopse para entender melhor o caso.



SINOPSE:

Após ter sido acusado injustamente de assédio sexual Sato Toshiaki irá enfrentar o julgamento mais duro possível, onde de 100% dos acusados de assédio 99% é considerado culpado.
Ele conseguirá ir em frente, sua família irá apoiar ele? Para os que gostam de ver apenas vantagens no Japão, conheça através desse pequeno especial um dos defeitos por lá. (By Aishiteru Fansub)

Ano: 2009
Gênero: Drama, família.
Total de episódios : 1
Elenco principal: Mizutani Yutaka - Sato Toshiaki
Miyazaki Yoshiko - Sato Miwa
Tegoshi Yuya - Sato Takahiro
Tanimura Mitsuki - Sato Yuka

Acho interessante quando podemos ter oportunidade de ver certos lados de culturas que a gente aprecia, mas como todo mundo deve saber, tudo tem seu lado bom e ruim. Não quero entrar em discussões exatamente sobre abuso sexual contra mulher, gostaria de focar NESTE caso abordado no drama especial.

Certo dia, que parecia ser mais um de sua rotina, Sato Toshiaki, como boa parte dos pais de família, está indo para o trabalho um tanto pensativo, ele é um funcionário com 30 anos de empresa, todos o respeitam, mas neste dia em meio aos seus pensamentos, resolve pegar o próximo trem, tão lotado quanto os daqui do Rio de Janeiro, ao sair é abordado por uma adolescente colegial acusando-o de tê-la molestado sexualmente dentro do trem, caso rotineiro pelas nossas bandas... A vítima resolve dar queixa à polícia, que começa a interrogar Toshiaki, sempre alegando inocência, mas no mesmo dia ele é preso após o interrogatório da vítima, como ela prestou queixa minutos depois do acontecido, o crime foi considerado como em flagrante.




O que me deixou mais transtornada neste caso, foi que, como acusar uma pessoa de abuso sexual dentro de um trem lotado, sem testemunhas só com o depoimento da vítima, esta que durante todo o dorama, alegava não ter visto o rosto do molestador, apenas a mão e o braço? Neste caso, sinceramente, achei o fim da picada.

Aconteceu que Toshiaki passou vários meses preso, deixando sua esposa dona de casa, e seus filhos em idade de escola/faculdade em uma situação ruim, tendo eles que fazerem das tripas coração para manter a família unida e não passar por necessidades.




Eu gosto muito de assistir dramas especiais, pois além de curtos, sempre possuem uma temática diferente do que estamos acostumados em drama tradicionais, muitas das vezes mostrando um “outro lado” das culturas orientais.

Yuya Tegoshi, atuação perfeita, como filho que assume as 
rédeas da casa nos momentos de crise.

O drama prendeu minha atenção do início ao fim, tem alguns momentos, como os que retratam o réu na cadeia que são mais lentos, mas fora isso, é história ocorre de forma bem dinâmica, porém muito bem detalhada, sem contar o elenco que é ótimo. A única coisa que eu não consegui entender, foi se a história é baseada em fatos reais ou não, quem assistir até o final vai entender por que estou dizendo isto.

Enfim, recomendo muito este drama, não tem romance, comédia nem nada do tipo, é estilo tapa na cara da sociedade mesmo, pra quem curte um melodrama é um prato cheio.

Nota: 9/10

Onde Baixar:Fansubber



 Assistindo ao drama veio a minha mente a música Come Back Home do 2NE1, e com ela encerro o post de hoje.




 Ana-chan 


2 comentários:

  1. muiê... tu achasse em portugues ou ainda ta em ingles e onde foi? to lutando pra achar e ainda ta dificil Y-Y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem link na postagem, no fansubber em torrent, está em pt.

      bjs

      Excluir