02 fevereiro, 2015

Sou novo(a) no mundo dos doramas, por onde eu devo começar? 5 dicas pra entrar com o pé direito.



Olá dorameiros! E para os que ainda vão entrar neste mundo, olá também!


Tenho costume de visitar vários grupos e páginas sobre doramas, já fiz um post sobre AQUI (que, aliás, tenho que atualizá-lo), e sempre vejo as seguintes perguntas: “ Sou novo(a) neste mundo e gostaria de sugestões para assistir”, então, hoje eu vou dar algumas dicas que talvez possam te orientar a fazer a escolha certa, pois creio que uma indicação de dorama “errada”pode afastar um possível dorameiro em potencial, ou simplesmente aquela pessoa que você deseja que fizesse companhia para você assistindo doramas.





1º dica: A primeira e mais básica dica que eu daria para você, é verificar seu gosto para filmes e séries, se você curte filmes de terror, comédia romântica, drama e por aí vai, as chances de você gostar de um dorama do estilo são grandes, aliás, o mundo doramístico oferece uma gama de gêneros para agradar a todos,  neste quesito sua preocupação é o de menos.


Bad Guys, dorama de suspense e ação

2º dica: Comece pelos clássicos, sim, tem gente que discorda, mas os clássicos são os que a maioria dos dorameiros “com bagagem” começou assistindo e acabou sendo conquistada, a chance de você acertar serão grandes, mas que clássicos são esses? Eu poderia citar pelo ou menos uns 100, mas eu também não vi todos os clássicos, mas daí já entraria outra questão, você já é interessado (a) em cultura asiática de modo geral? Assiste animes, lê mangás, gosta de filmes orientais, culinária ou que seja? Vai ser bem mais fácil pra você escolher o que assistir, mas se não tem nenhum ou quase nenhum contato com cultura oriental, e está a fim de assistir de tanto aquela tua amiga falar, a 1ª dica que dei é o passo que eu considero mais importante para você, claro, vou falar de alguns clássicos, não só para mim, mas também para os fãs de dorama: Hana Yori Dango/Boys before flowers, 1 litro de lágrimas, Proposal Daisakusen, Goong, My Girl (kdrama), My name is Kim Sam Soon, It Started with a Kiss( e todas as suas versões), Full House e por aí vai...


Goong, comédia romântica.

3º dica: Pesquise, mas pesquise muito bem mesmo, acesse blogs (no link parceria deste blog, tem os que nós mais recomendamos) entre em grupos especializados, faça amigos, o que não falta hoje em dia são meios de como adentrar a este mundinho maravilhoso, sou dessas que inclusive vai em encontros (inclusive já viajei pra outro estado para ir a alguns), e depois de anos assistindo, estou na equipe deste blog comentando, resenhando e dando dicas das coisas que eu gosto, e te digo, uma vez que tu entras, não consegue sair mais.




4ª dica: Essa já é meio que comportamental, e acima de tudo, um conselho e uma opinião minha mesmo, mas não seja aquele chato(a) que fica floodando nos grupos, fazendo perguntas do tipo: “ Onde eu baixo tal dorama?” Lembre-se, a partir de agora você será um frequentador assíduo do CADÊ MEU DORAMA? e irá fazer este tipo de pergunta somente depois de ter procurado neste site, ele é praticamente um guia de onde encontrar 90% dos doramas já lançados e é constantemente atualizado, não seja o chato(a) que entra em grupos trocentas vezes por dia perguntando onde achar aquele dorama pelo amor de Deus! Outro conselho, quando entrar em algum grupo, leia as regras e procure dar uma olhada nas postagens dos membros, pra te dar umas ideias de como mais ou menos, e sobre o quê as pessoas postam, se você tiver lido direitinho as regras vai saber praticamente de tudo, mas se tiver dificuldades, nada melhor do que conhecer em qual campo está pisando.




5º dica: Hoje em dia, muitos fansubs costumam disponibilizar seus doramas em fóruns, muitos deles são fechados e você precisará fazer cadastro, que nem sempre estão liberados, mas sempre costumam abrir inscrições em datas programadas, que serão anunciadas em suas páginas no facebook, twitter, instagram, grupos, blogs e afins, logo,  faça parte de quantos você puder, na postagem de dicas de grupos e páginas do facebook, você encontrará alguns deles.




Claro que, essas dicas são baseadas nos meus vários anos de experiência assistindo doramas e como fã de cultura oriental no geral, não é uma cartilha ou regra, é só uma orientação para que vocês possam ter uma boa experiência com o mundo dos doramas, espero ter ajudado quem quer entrar no nosso mundinho, como já disse antes, dificilmente sairá mais, é uma experiência maravilhosa e um entretenimento divertidíssimo.




Quem quiser acrescentar mais algumas dicas, deixe nos comentários, vou deixar aqui também links de outras postagens aqui no blog que possam te ajudar.








Até mais e bem-vindos ao mundo doramístico!




~Ana-chan 




10 comentários:

  1. A quem me dera eu tivesse tido essas orientação quando entrei nesse mundo,foi na base da pesquisa mesmo até achar os fãsubs e tal. E se não fosse a Josyane que faz parte do blog teria sofrido muito mais,afinal ela foi uma das que me levaram para o caminha da luz.Em fim ótimas e importantes dicas para os iniciantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que com maioria foi assim, o que diferenciou pra mim, é que eu via tokusatsu, animes, então não estranhei tanto.

      bjs!

      Excluir
  2. Não sei se já fizeram mas uma boa ideia é fazer um post sobre expressões mais comuns nos diálogos e os Honoríficos . Lembro que quando assisti meu primeiro dorama fiquei super perdida nisso. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotada sua sugestão, não temos post semelhante aqui ainda ^^

      bjs!

      Excluir
  3. Minha sequência inicial que me fez me apaixonar pelos dramas (Obs: Não estou falando que são os melhores nessa sequência, mas na ordem que assisti e me fez querer cada vez mais assistir mais projetos).
    1º Secret Garden
    2º Boys Before Flower
    3º Playfull Kiss
    4º Lie To Me
    5º My Girlfriend is a Gumiho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 2 primeiros eu considero clássicos, os outros são bastante populares, My gilfriend is a gumiho ainda não vi, Secret Garden apesar de clássico, achei enjoativo, BBF é só amores, lie to me achei fraquinho, o dorama que me jogou neste mundo foi It started with a kiss, o resto vc já sabe kkkk

      Excluir
  4. heheh eu sempre vi animes boy bands entao foi um passo bem simples e rapido pra mim , mas quando eu vi o meu primeiro dorama fiquei O O
    cara o jeito que eles gritam do nada kkkk
    o jeito tudo mais depois me acustumei <3 um que eu super recomendo é coffe prince <3 last cinderela, personal tast , koizora , kimi ni todoke <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Last Cinderela tá na minha fila pra assistir, sou fã do Miura <3

      Excluir
  5. tentem "city hall" é puro romance mesclado de comédia... vc não sabe se cai na gargalhada ou se emociona com o casal mais fofo de todos os dramas<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô na vibe de assistir doramas mais leves como este parece ser, tenho visto muita sofrência, obg pela dica.

      Excluir