01 novembro, 2015

Por onde e como assisto doramas e varieties shows? E falando um pouco sobre minhas experiências ao longo de 8 anos de dorameira.



Olá dorameiros!



Antes de tudo, eu gostaria de dizer, que essas são minhas preferências, não estou querendo dizer que tal fansub ou site é melhor que o outro, é apenas minha OPINIÃO pessoal.

O que eu quero com esse post, é compartilhar minha experiência pessoal acompanhando fansubs, sites de streaming, e o meio pelo qual assisto, notebook, tv, celular ou tablet e sim fazer talvez fazer um apanhado de como eu venho observando o andamento do fenômeno dorama no Brasil.




Eu vou muito de acordo com a situação e também com a vontade do qual eu quero assistir determinado trabalho, existem fansubs que trabalham de modo mais rápido, aqueles que preferem entregar combos de episódios ou até o dorama completo, que também posso estender para os sites de streaming.


Sobre os fansubs, meu preferido para acompanhar doramas em andamento é o Meteor Dramas, muitos de vocês sabem que eu já pertenci ao fansub, e mais, eu ajudei a fundá-lo, mas eu realmente curto as legendas deles, e se eu posso comentar algo por ter estado lá dentro, é que a equipe realmente trabalha com dedicação, e preocupa-se em entregar algo de qualidade.


Hello Monster!


Gosto muito dos projetos individuais do SVED, ainda não peguei para ver os trabalhos deles em parceria, mas acho que eles tiveram um papel muito importante e que estava faltando, na minha opinião nos fansubs, entregar projetos que realmente o público quer ver, principalmente filmes, a galera que anda viciada em filmes filipinos entende o que eu estou dizendo.


O Asian Team é um fansub que tem um modo de trabalhar que desagrada muitos, mas é incontestável o arsenal de material de doramas que você sequer sabia que existia se não entrasse no AT, lá você encontra tanto trabalhos bem antigos, até recentes, há filmes da década de 60 ou até mais antigos, e por isso acho sim, que apesar das limitações e regras, é um fansub completo em termos de material, há para todos os gostos, e sem preferências por determinado ator ou idol.





O Banzai Fansub não tem um arsenal enorme, porém sempre procuram trazer algo de diferente dos outros fansubs, enquanto muitos estão fazendo o mesmo projeto, seja ele filme ou dorama, o banzai parece estar entregando algo que eles realmente querem fazer, independente do apelo do público, vai contra o que eu disse sobre o SVED por exemplo, mas lá eu vi muitas coisas legais, que compartilho aqui quando assisto.


O Sora D provavelmente é o maior fansub com arsenal de doramas dedicados aos jdramas, se eu não me engano, estão em hiatus, porém o trabalhos deles você pode encontrar no tracker do fansubber, para baixar por torrent. Estando em hiatus ou não, as legendas são ótimas e o arsenal idem.

Há grupos fechados no facebook, destinados a tradução de reality shows, eles costumam disponibilizar em sites como dailymotion, google vídeos e afins, se é pirataria, pode ser, mas sites que tem licença para trazer esse tipo de conteúdo vem engatinhando neste quesito, apesar da crescente procura pelo gênero, e sei lá que mundo quem reclama vive, em achar que alguém vai deixar de ver alguma coisa, ainda mais tratando-se de intercâmbio cultural, porque não tem em português nos sites licenciados.

Os sites de streaming surgiram como alternativa para quem não gosta de baixar, ficar lotando o HD e não tem aquele tipo de apego em guardar tal dorama. Eu gosto de baixar e de assistir on line, baixo quando eu sei que vale a pena ter aquele dorama guardado por ser muito bom, é um clássico, e é de difícil acesso (vide os pontos que eu perco baixando no Asian Team hehe), mas ultimamente tenho assistido bastante coisas em sites de streaming como DramaFever e o Viki. São dois sites com propostas diferentes, mas que visam atingir o mesmo público.

 O Viki conta com arsenal maior, inclusive saindo da zona Japão/Coreia/China, tem coisas até da América Latina, se você tiver conhecimento de inglês intermediário pelo ou menos, provavelmente irá tirar muito proveito de lá, apesar de ter muita coisa em português, as vezes feitos às pressas e com qualidade duvidosa, mas que não tiram a representatividade do site para os dorameiros.





O DramaFever, é mais recente aqui no Brasil, tem um bom arsenal, boa qualidade de legendas, e os principais doramas do momento, a dinâmica lá é um tanto diferente, eu sinto que eles têm potencial para ter um arsenal e variedade tão grandes quanto do Asian Team por exemplo, apesar de o AT ser um fansub e o DF uma empresa e com estas as coisas funcionam diferentes, mas acho que com o tempo, teremos um ótimo site de streaming.


Sobre a minha experiência com apps, eu não gosto, pelo simples fato que odeio propagandas e ainda não achei um programa que evite de vê-las a cada 10 minutos, e não rodam tão bem no celular e tablets, e sim, estou sendo bem sincera neste post, não penso em pagar, por enquanto, para ter conta em nenhum site de streaming, pelo simples fato que eles ainda não atendem a minha necessidade, seja pela qualidade da legenda ou por problemas no player, podem me chamar de mão-de-vaca, espírito de porco, eu não ligo.




Como disse antes, já fiz parte de um fansub e escrevo para um blog que o conteúdo é basicamente sobre uma empresa de streaming, MAS AQUI É O MEU ESPAÇO (frase célebre do T.O.P recentemente dita no instagram), e eu tenho compromisso primeiramente com o público deste blog, que está comigo desde que eu criei junto com as minhas amigas dorameiras.


Eventualmente assisto trabalhos de outros fansubs, mas eu não os citei aqui por não ter tanto conhecimento e eu não gosto de falar do que eu não tenho conhecimento suficiente (pensamento que levo para a vida), até porque, acima de tudo eu respeito o trabalho de todos, desde que seja feito com honestidade e com intuito de apenas compartilhar entretenimento de fã para fã, sem egos, e a todos esses, merecem reconhecimento de todos.


Por hoje fico por aqui, mas como sempre, em breve eu voltarei! o/







2 comentários:

  1. Oi Ana =)
    Vou comentar pq esse é um assunto q mto me interessa!
    Asian Team é paixão antiga haha amo esse fansub! Um monte de regrinhas e chateações, mas hoje considero que eles fazem isso por necessidade de autopreservação^^ sem contar que quase todos os doramas e filmes de meu Lee Jun Ki oppa foram legendados lá~
    Baixei alguns doramas no Meteor, e em outros fansubs citados ou não por vc... eu aprendi nesses cinco anos de dorameira a ser flexível, porém criteriosa. Difícil explicar... sou "fiel" a um fansub ou site de streaming até certo ponto... sou cativada muito mais pelo projeto que por quem fez. É claro que a qualidade importa, mas às vezes eu aceito ver um trabalho "meia boca" só pra poder ver legendado "na velocidade da luz". Para mim, existem dois tipos de de fansubs/sites de streaming: os que buscam qualidade e os que buscam velocidade. É claro que é plenamente possível fazer um trabalho de alta qualidade em um curto espaço de tempo... mas isso depende mais de quem executa e dos princípios... há alguns erros grotescosde tradução, erros ortográfico e gramaticais, que me irritam qdo vejo, mas hj, se quero mtoooo ver um projeto, aprendi a ignorar certas coisas... e depois, se quero guardar tal filme ou dorama, baixo em um fansub de mais qualidade, já sem aquela pressa de ver tal dorama...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o dorama for bom, eu vejo onde sair primeiro, os fansubs que eu citei são os que eu vejo com mais frequência, seja pela qualidade ou pelo arsenal. Nem quando eu era de fansub e só via projetos de lá, esses dias baixei um dorama em um fansub que a qualidade... mas não tem em lugar nenhum, paciência, já pensando em ver em inglês, acho que complica menos do que interpretar cada frase traduzida do dorama.

      Excluir