13 março, 2016

Moorim School: Vale a pena ou não?



Terminou na última semana, um dos doramas mais populares da winter season coreana de 2016, apesar da baixa audiência na Coreia do Sul, Moorim School é muito popular em outros países, e está na lista dos mais assistidos da temporada em sites como Viki e o DramaFever.




Quando foram liberados os primeiros teasers no final do 2015, os dorameiros ficaram bastante animados com a temática focada em magia e artes marciais que se passava em uma escola para estudantes “especiais”, para muitos, lembrava a famosa Hogwarts de Harry Potter.

Dorameiros animados e plot interessante, no dia 11 de janeiro de 2016 estreou pela KBS2 Moorim School, os primeiros episódios foram muito interessantes e a galera ficou bem animada. O elenco, de modo geral, não é tão conhecido assim, pelo ou menos para quem chegou a este mundo dorameiro há poucos anos, mas contava com dois protagonistas queridinhos dos adolescentes, Lee Hyun Woo( Secretly Greatly, To beautiful You) e HongBin, e um dos rappers e “visual” do grupo de kpop Vixx. A título de curiosidade, o membro “visual” de um grupo de kpop, é considerado o integrante mais bonito, e costuma ser o membro que é o ator do grupo, ou pelo ou menos o primeiro a debutar como ator, MinHo(SHINee), T.O.P( Big Bang) e Siwon( Super Jr) são "visuais" e membros atores de seus respectivos grupos.




Voltando à Moorim School, com alguns episódios lançados, veio à tona uma polêmica envolvendo a equipe de produção do dorama, JSpictures, e a KBS2, os problemas alegados por ambas as partes, foram divergências de ideias e algumas questões burocráticas mesmo, mas todos, inclusive os expectadores, sabiam que Moorim School estava com a audiência muito baixa, quase nunca passando da casa dos 5 pontos de share, considerada baixa para um canal de TV aberta e acabou tendo 4 episódios reduzidos, estava previsto para ter 20 mas acabou com 16. 

Com tantas polêmicas, muita gente anda perguntando se vale mesmo a pena assistir, então neste post vou expor alguns pontos de vista meus, que talvez sirvam para você considerar pôr Moorim School na sua lista infinita de doramas para serem assistidos ou não, mas antes, vamos à sinopse e algumas informações importantes e depois aos pontos principais que escolhi:


SinopseEnfatizando honestidade, integridade, abnegação, criatividade e comunicação acima de qualquer coisa, o Colégio Moorim é tudo, menos uma típica escola coreana. Liderado por Shin Hyun Joon (Hwang Moo Song), o Colégio Moorim emprega professores incrivelmente instrutivos, embora nada tradicionais, de diferentes países, para compartilharem suas lições únicas de vida com adolescentes impressionantes.( By DramaFever)

Informações Técnicas: 

  • Título: 무림학교 / Murimhakgyo
  • Também conhecido como: Martial Arts School / Moorim School: Saga of the Brave
  • Gênero: Escola, fantasia
  • Episódios: 16
  • Canal: KBS2
  • Período de exibição: 11 de janeiro de 2016 a 8 de março de 2016
  • No ar: Segundas & Terças 22:00



Elenco Principal

Outros estudantes
  • Alexander (알렉산더) como Yup Jung (China)
  • Han Geun Sub (한근섭) como Choi Ho (Coreia)
  • Park Shin Woo (박신우) como Ko Sang Man (Coreia)
  • POP (펍) como Nadet (Tailândia)
  • Z.Hera (지혜란) como Jenny Oh (Coreia)
  • Shannon (샤넌) como Shannon (Inglaterra)
  • Han Jong Young (한종영) como Dong Goo (Coreia)

Escola

Pontos Principais


1)      Temática diferente:

Moorim School, tem uma temática muito diferente que a maioria dos dorameiros, principalmente para aqueles que assistem mais kdramas,  não estão acostumados, mas também não é nada inovador, uma vez ou outra, temos dramas focados em magia ou artes marciais, como Night Watchman's Journal, Gumiho WehJun, entre outros, porém Moorim School é voltado mais para o público adolescente, e tem muito apelo para atrair o público desta faixa etária, claramente a produção do dorama quis também atrair público do exterior, tinha vários atores de outros países no elenco, talvez em uma tentativa de celebrar a diversidade que praticamente quase não existe lá, se deu certo eu não sei, pois a audiência na Coreia não foi muito boa, mas creio que fora da Ásia Oriental, a repercussão foi muito boa.




2)      Kdrama meio Jdrama:

Pode até ser um pouco raro kdramas de artes marciais focados para o público adolescente, mas para quem é familiarizado com jdramas, possivelmente não vai estranhar. Reza a lenda que Moorim School tem uma história muito similar a um mangá bem popular, tentei lembrar o nome ou pesquisar sobre e não encontrei, porém o popular mangá shoujo "Alice Academy" lembra um bocado e há inúmeros jdramas ou até tokusatsu com temática parecida, muitos mesmo, e Moorim School além da história, tem efeitos especiais muito parecidos, a sensação que tive assistindo foi que realmente parecia um jdrama.




3)      Altos e baixos:

Claramente a crise entre a produção e a KBS afetou a história, a partir do episódio 8, estas mudanças foram nítidas, principalmente o desvio de foco e a romantização da história.

A certa altura, parecia, pelo ou menos para mim, que o dorama tinha mudado da água para o vinho, durante a liberação dos teasers, a ideia principal dava a entender que Moorim School seria focado em um concurso, batalha, seja lá o que for, entre os estudantes da escola, e que possivelmente teríamos uma batalha entre o bem e o mal, que na verdade aconteceu mas para a reta final, porém, tivemos um vácuo entre os episódios 8 ao 12 mais ou menos, que ficou perdido com o surgimento de um romance forçado entre os personagens Seon Duk e Shi Woo, até acho que a história de amor entre eles estava sim programada, mas não na dimensão que foi mostrada, eu esperava ver muito mais do 
relacionamento entre os protagonistas, os melhores amigos  Chi Ang e Shi Woo, eles começaram uma bela amizade depois de quase se matarem em algumas ocasiões. 
Este relacionamento, era para mim, o auge do dorama, tanto nas brigas, quanto nas parcerias, mas infelizmente o bom relacionamento deles mal durou 1 episódio, quando eles realmente decidiram se tornar amigos, apareceram um monte de picuinhas desnecessárias, abaladas por um romance bobo, e a formação de um triângulo amoroso, onde claramente um não tinha chances nenhuma, e eu acho muito chato ter triângulo amoroso onde um deles está li simplesmente por estar, e não possui chances reais, não acrescenta na trama, e em Moorim School não acrescentou praticamente em nada, fiquei pensando se era por isso mesmo que a dupla Chi Ang e Shi Woo estavam destruindo uma amizade, lógico que tiveram outros problemas, mas claramente o principal problema foi a presença de uma fêmea kkkk.




4)      Voltando aos eixos:

Se você aguentar um lenga lenga de alguns episódios, provavelmente não vai se arrepender, pois na reta final, Moorim School entregou um dos melhores desfechos que eu já vi nos últimos tempos, enfim, o dorama entrou a fundo no slogan que era divulgado durante as promoções, “The battle of the light and shadows”, mesmo tendo que ajeitar tudo nos 3 episódios restantes, os ajustes foram feitos com maestria, tivemos ótimos duelos, principalmente entre os protagonistas, diálogos decisivos, reaproximações emocionantes, e sabe aquele final feliz que todo mundo ama? Sim, teve, não para todo mundo, mas foram muito emocionantes.





5)      Vale a pena ou não vale?

Sim. Se eu assistiria novamente? Não sei, daqui a alguns anos talvez, pois fiquei muito apegada a parceria de Chi Ang e Shi Woo, provavelmente assistiria pulando alguns episódios, que como disse anteriormente, não acrescentaram muita coisa, mas há muito tempo eu não me emocionava tanto com um final, até quase chorei kkkkkk




Nota: 6.5/10

Eu assisti através do DramaFever ou pelo Meteor Dramas Fansub, este dois veículos possuem ótimas legendas e são os que eu recomendo no momento.



Fiquei um tempo sem postar, mas estou voltando aos poucos e em breve estarei no meu ritmo normal de postagens^^

Por hoje fico por aqui, pra semana estarei de volta o/






Um comentário:

  1. Ola......Assisti esse dorama por conta de uma atriz que eu adoro,conhecida como Jeong Eugene...mais acabei amando o dorama,me surpreendeu bastante...as partes chatas são as picuinhas entre o Wang e Siu por gostarem da mesma garota( eu geralmente fujo desse tipo de dorama,mas,sempre tem um né....shippei a filha do diretor com o wang Shi...( acho que era esse o nme dele) shippei errado no começo mas,fiquei feliz deles ter ficado juntos no final (morri de amores rsrsrsrs,formaram um casal tão fofo) mas enfim,algumas cenas me deixaram chocada,aquela do torneio....depois que tudo vem a tona...enfim....pra quem gosta de dorama nesse estilo super recomendo....

    ResponderExcluir