08 julho, 2016

[Resenha] Algernon ni Hanataba wo - Flores para Algernon


Olá meus amigos! Boa madrugada a todos!

Primeiramente, peço perdão pelo sumiço. Uma coisa chamou a outra, eu me lotei de compromissos e deveres e acabei deixando provisoriamente o Blog das Dorameiras "de lado". Mas foi mesmo algo provisório e agora que estou de volta quero manter uma cadência de ao menos um post ao mês. Vocês sabem que prefiro mesmo resenhar, mas escrevo também outros tipos de texto^^

Dessa vez trago a resenha do j-drama de 2015 Algernon ni Hanataba wo, com o aclamado ator Yamashita Tomohisa. Yamapi (ou só Pi), como é conhecido, é um querido ator para mim. Não gosto muito dele como cantor, sua voz é um tanto anasalada e isso atrapalha no trabalho de canto. Mesmo assim gosto de algumas músicas dele, como Ai, Texas, que vocês podem conferir aqui.

Bem, devo ser sincera. Não me interessei por esse drama, inicialmente, pelo conteúdo, mas sim "pela capa". Amo o Pi desde que vi Buzzer Beat com ele, de 2009. Não vi todos os seus trabalhos, pois a lista é grande e tenho muita coisa pra ver ainda. Uma diferença que notei entre atores japoneses e coreanos é que os da Coreia, quando estão com 30 anos por aí, costumam ter não mais vinte trabalhos dentre doramas e filmes e não raro diminuem o número de projetos depois do exército. Por outro lado, os do Japão com a mesma idade têm mais de vinte dramas (sem contar os filmes) no curriculum. O Pi mesmo, com 31 anos, já fez 35 doramas. Song Joong Ki, por exemplo, com a mesma idade, fez apenas 10.

Sei bem que quantidade não é sinônimo de qualidade, mas com minha experiência como dorameira, posso garantir que nosso Yamapi realmente sabe exercer a função de ator com maestria. Já vi oito doramas e meio com ele e, mesmo quando a história não era tão boa, tê-lo no cast era a certeza de pelo menos uma tábua de salvação! Seu carisma em tela é impressionante!

O primeiro projeto que conferi foi Buzzer Beat. Esse foi o primeiro dorama e talvez o único que eu acabei em um dia e no dia seguinte comecei de novo. Já revi duas vezes. Desde então, o ex-integrante da boyband japonesa NEWS me faz cativa a cada dorama que vejo com ele. Como disse acima, o enredo pode até ser fraco, mas se tem o Pi, me convence! Não sei, só sei que ele consegue fazer isso comigo, a grandeza de sua atuação é tanta que... é isso <3

Abertura de Buzzer Beat, com a música tema Ichibu to Zenbu 

Futuramente, quem sabe eu faça uma resenha de Buzzer Beat? É um ótimo dorama, traz preciosas lições comportamentais e de relacionamento. Sem contar com o plot e cast exemplar. Como é um j-drama meio antigo possivelmente muita gente que visita o Blog das Dorameiras já assistiu ou não. De qualquer forma, fica a dica. Quem não viu, veja!

Mas vamos logo ao que interessa. Vim para resenhar Algernon e é isso que farei! Afinal, já enrolei demais~ vi o dorama há meses e só agora finalizarei a resenha que comecei logo que terminei de assistir.
__________________________________________________

Dados técnicos
Nome original: アルジャーノンに花束を
Nome em romaji: Algernon ni Hanataba wo
Também conhecido como: Flowers for Algernon
Gênero: Drama
Episódios: 10
Emissora: TBS
Período de transmissão: 10/04/2015 a 12/06/20152015
Horário de transmissão: Sexta-feira às 22h
Trabalho original: Flowers for Algernon (romance), de Daniel Keyes
Roteiristas: Nojima Shinji, Ikeda Natsuko
Produtores: Han Choru, Sato Atsushi
Diretores: Yoshida Ken, Sakai Masahiro, Matsuda Ayato (松田礼人)
Compositor da tilha sonora: Senju Akira
Música tema: The Rose, de Bette Midler
__________________________________________________

Elenco
Principais
Yamashita Tomohisa como Shiratori Sakuto
Kutiyama Chiaki como Mochizuki Haruka
Kubota Masataka como Yanagawa Ryuchi
Kudo Asuka como Hiyama Kosuke


__________________________________________________

Sinopse
Shiratori Sakuto tem 28 anos, mas possui a inteligência de um garoto de seis anos. Ele trabalha para o Dream Flower Service, uma floricultura que emprega jovens "problemáticos". Um dia, ele e o colega, Yanagawa Ryuichi, entregam um buquê de rosas para o apartamento de Mochizuki Haruka (que trabalha para um centro de pesquisas psicológicas). Como Haruka não sabe que o entregador possui problemas mentais, ela fecha a porta na mão dele e acaba se supreendendo. Haruka trabalha com o Professor Hachisuka Daigo que é chefe de pesquisa sobre melhoras da performance mental das pessoas, seu objetivo é criar um tratamento para pessoas mentalmente incapacitadas. O tratamento foi testado em ratos de laboratórios e apenas um foi bem sucedido, Algernon, que foge do laboratório e encontra Sakuto. (por Mahal Dramas Fansub)
__________________________________________________

Opinião e crítica

Primeiro preciso falar que esse dorama conseguiu me surpreender. Não apenas pelo protagonista, o doce Sakuto, mas pela adaptação em si. Não li a obra original nem vi qualquer adaptação anterior (teve várias), mas a história do dorama por si só me convenceu desde o início.

Não sou nenhuma especialista nesse quesito técnico. Contudo, depois de cinco anos e sete meses vendo doramas e quase duas décadas vendo filmes, creio que adquiri um sexto sentido para avaliar se determinado projeto dramatúrgico ou cinematográfico foi bem elaborado. Procuro ver o melhor em cada obra (às vezes isso é extremamente difícil). Agora ainda mais, depois da faculdade, procuro sempre me lembrar que por trás de uma produção há muitos profissinais envolvidos. Portanto, buscarei falar um pouco deles.

Os roteiristas fizeram um magnífico trabalho, e embora eu não tenha visto nenhum de seus projetos anteriores (ainda quero ver Alice no Toge, de Ikeda Natsuko), consegui vislumbrar o quanto souberam adaptar o clássico da ficção científica com mais de meio século de existência à realidade japonesa, utilizando o argumento original da obra de Daniel Keyes com maestria. Além disso, utilizaram diálogos ricos e consistentes, em uma sequência de acontecimentos que "não deixa nenhum ponto sem nó".

Diretores e produtores também fizeram um bom trabalho (deles também não conferi nenhum projeto no qual possa me basear, infelizmente), assim como o compositor responsável pela trilha sonora (Senju Akira também fez o ost de Summer Snow, que pretendo ver logo) e todos os demais integrantes da equipe de produção: maquiadores, figurinistas, cameramen, etc.

Uma coisa que importa falar dos doramas japoneses é que a trilha sonora deles é mais semelhante à de filmes do que outros ost (na verdade, só conheço k-drama, além de j-drama). Ou seja, é praticamente toda instrumental e, geralmente, há uma ou, quando muito, duas músicas-tema. No caso de Algernon, o theme song é uma canção da cantora norte-americana Bette Midler chamada The Rose.

A música toca em momentos cruciais do dorama, para marcar alguma reviravolta de emoções, evasão de sentimentos ou qualquer acontecimento significativo no decorrer da história. É importante lembrar também que, em geral, a música tema possui uma letra que combina com o enredo, e uma melodia que nos transmite a emoção certa. Embora The Rose não tenha sido composta para o dorama, ela "casou" tão perfeitamente que se tornou impossível, ao menos para mim, ouvi-la sem associá-la ao Saku-chan.

Esse é um vídeo feito por um fã, legendado pelo Mahal Dramas Fansub, que legendou o dorama. Ouçam a música que destruiu meu coração durante todo o dorama.

Quanto aos atores, a meu ver, todos trabalharam muito bem. Fora o Yamashita Tomohisa, que se mostrou uma verdadeira joia em sua atuação, só para confirmar que é realmente bom ator, os demais foram ótimos também. O destaque vai para Kubota Masataka. Esse foi o primeiro drama que vi com ele, algum tempo depois conferi a adaptação para dorama do mangá Death Note, também de 2015, e ele realmente provou, tanto em um quanto em outro, que nasceu para atuar. Mas deixa-me falar um pouco de cada um dos quatro personagens principais.

Sakuto 
É o protagonista, a história gira em torno de Saku-chan. Ele é um rapaz de 28 anos com a mentalidade de uma criança. Trabalha como entregador de flores em uma floricultura que abriga jovens ex-delinquentes, dando a eles uma chance de recomeçar a vida e ganhar dinheiro por meio do próprio suor. Sakuto é puro, inocente, gentil e extremamente ingênuo, o que faz com que ele, muitas vezes, seja "usado" por seus colegas de trabalho. Com o desenrolar da trama, há um amadurecimento do personagem e, inclusive, a descoberta do amor.

Haruka
É uma cientista que trabalha como assistente direta do Professor Hachisuka Daigo, por quem mantém um amor não-correspondido. Conhece Sakuto acidentalmente, quando este, junto ao seu colega entregador Ryuichi, vai entregar flores no apartamento dela e acaba causando um pequeno acidente. Haruka não percebe de imediato que o entregador tem retardo mental, mas quando enfim se dá conta, começa a olhá-lo com outros olhos.

Ryuichi
O colega que entrega flores para Haruka junto a Sakuto. Mora com os demais rapazes que trabalham na floricultura e vive trapaceando-os nos jogos de cartas. "Usa" a beleza fisica de Sakuto para "pescar" mulheres. Sakuto o considera seu melhor amigo.

Kosuke
Recém-chegado na floricultura, depois de se libertado do centro de detenção juvenil. Rapidamente, se aproxima de Sakuto, pois ambos passam a dividir o mesmo quarto. Não acha certo a forma como o "usam". Logo faz amizade com Ryuichi e, dessa forma, Sakuto passa a vê-lo como amigo também. __________________________________________________
Pontos positivos

- o dorama traz grandes ensinamentos e prega valores e princípios que são úteis para a vida
- a história nos faz refletir sobre a vida e aprofundar-nos em questões sérias e válidas a respeito da existência, da inteligência humana, do certo e do errado, razão vs. emoção
- os atores realmente fizeram um ótimo trabalho e entraram de fato na história, incorporando o roteiro e suscitando diversas emoções no espectador
- ost emocionante, envolente e condizente com a história
- bons profissionais "atrás das cortinas" e bons atores em tela, bonitos e que cativam a atenção do espectador
- história ímpar sobre respeito, amizade e amor
- ensina o valor da verdadeira amizade
- e outras coisas.
__________________________________________________
Pontos negativos

- sou suspeita, pois para mim o dorama foi perfeito
- para os amantes de romance, que só veem doramas pra ver a galera se agarrando, happy ending e o 
casal protagonista vivendo feliz para sempre, esqueça, esse não é um drama pra você
- sei lá, deve ter algum, mas fiquei tão deslumbrada que não lembro de nenhum
- veja e descubra por si mesmo
__________________________________________________
Conclusão

Esse é um dorama que recomendo sem dúvida alguma! Claro, pode haver gente que não goste, gente que prefere uma história sem tantas questões filosóficas, ou que simplesmente prefere um boa comédia romântica, ação, fantasia, policial ou terror. Cada um deve decidir se quer ver ou não, mas EU RECOMENDO MUITO, sério. Acredito que é um drama que deve ser visto por cada ser humano, pois tem a capacidade de nos fazer crescer como pessoas.
__________________________________________________

Curiosidades

- O drama foi inspirado no livro Flowers for Algernon, de Daniel Keyes, publicado em 1959.
- Ao todo, o livro teve dezessete adaptações: dois filmes para televisão,  um filme para o cinema, uma peça teatral, um musical, oito apresentaçãos de rádio em sete diferentes países, três doramas (dois j-dramas e um k-drama), além de um podcast.
- O trabalho de Keyes serviu de inspiração para o álbum A Curious Feeling, debut solo do tecladista da banda Genesis, Tony Banks.
- Também inspirou o álbum de debut solo de Kyosuke Himuro, Flowers for Algernon.
- Inspirou a apreentação de dança moderna Holeulone, da dançarina e coreógrafa francesa Karine Pontiès, que ganhou o Prêmio de Crítica da Comunidade Francesa da Bélgica de melhor dança.
- Em um episódio de 1998 da série televisiva de comédia NewsRadio, no quinto episódio de sua quinta temporada, o título foi Flowers for Matthew, no qual o personagem toma uma bebida de cérebro e se torna surpreendentemente inteligente.
- O episódio de 2001 de Os Simpsons chamado HOMR teve um roteiro semelhante ao do romance.
- Em 2002, a Marvel lançou uma HQ do Homem Aranha chamada Flowers for Rhino.
- Determinado episódio, em 2013, da nona temporada da série televisiva It's Always Sunny in Philadelphia foi entitulado Flowers for Charlie e teve um roteiro similar ao do romance.
- Um episódio de 2013 da série televisiva The League, durante a quinta temporada, se chamou Flowers for Taco e teve um roteiro similar ao romance.
__________________________________________________
Nota
10,00

__________________________________________________
Onde ver
Download e online no Mahal Draamas Fansub

6 comentários:

  1. Quem é dono deste blog? Só queria avisar que estão reexibindo Happy Ending - O Caminho do Destino de novo na TV! Com cenas inéditas e na duração original. Começou a ser exibido dia 4/7 e está no ar de seg. A sex as 20hs horário de Brasília. A emissora melhorou o player e fez até uma introdução melhorzinha pro canal! Além do mais teremos outro drama na emissora! Her Legend - Segredos do Coração que vai ao ar depois da reprise desta! Estou ansioso pois nunca o Assisti. A emissora vai exibir animes tbm em breve neste mês. Espero que o dono do blog veja esta postagem e já ajude a divulgar essa notícia maravilhosa! Rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa! vou compartilhar lá no nosso face, obrigada por avisar ;)

      Excluir
  2. E assim vai aumentando a minha lista de doramas a serem assistidos, faz tempo que não vejo nada com o Yamapi e ele é muito querido por mim, e vc não é a primeira pessoa que fala bem deste dorama, em breve verei.

    Ótima resenha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja sim Ana! Olha, acho que você vai gostar, espero que goste... é uma história bem cabeça, amo doramas assim!

      Excluir
  3. Olá, adorei o post, me fez ficar muito curiosa pra assistir o dorama, mas onde posso encontra-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me a falta da informação. Tem para download no Mahal Dramas Fansub

      Excluir