09 julho, 2016

[Tradução] Takagi Fujimaru e Kujo Otoya [contém spoiler]

Olá amigos dorameiros!

Para compensar o "sumiço", já voltei, em menos de 24 horas. Dessa vez falarei sobre um j-drama antigo. Corrijo: relativamente antigo, já que em 2008 e 2010 eu tinha 18 e 20 anos, e não sou tão antiga assim né? hihi. 

O dorama em questão é Bloody Monday. Trata-se da adaptação dramatúrgica do mangá Bloody Monday e, tal qual o mangá, é "dividido"em duas tramas nas temporadas 1 e 2, ambas lançadas nos anos citados. 

Brevemente, darei a sinopse das temporadas a vocês:

Season 1, 11 episódios (2008)
Após um ataque terrorista com um vírus letal chamado de Bloody X ter matado a população de uma pequena cidade da Rússia, a 3ª Unidade Especial de Segurança Pública, conhecida como THIRD-i, acredita que essa organização terrorista planeja um ataque usando o mesmo vírus em Tóquio. Assim, a THIRD-i recorre a Takagi Fujimaru (Miura Haruma), um estudante colegial que tem grandes habilidades com computador e se tornou um hacker lendário conhecido como "Falcon", para combater os terroristas. No entanto, à medida que Fujimaru começa a se envolver, ele logo se dá conta que está metido até o pescoço e que a influência da organização terrorista não atinge somente a sua escola, mas até mesmo a polícia. Fujimaru agora deve confiar em suas habilidades como hacker para desvendar a trama sinistra da organização e descobrir o que há de verdade por detrás de "Bloody Monday" (Segunda-Feira Sangrenta). - retirado do Fanssuber

Season 2, 09 episódios (2010)
Dois anos se passam após "Bloody Monday", e Fujimaru leva uma vida tranquila. Até que um dia um avião é sequestrado por uma terrorista que leva a bordo uma bomba nuclear programada para explodir quando chegasse a Tóquio. Fujimaru é chamado pela THIRD-i mais uma vez para que ele tente impedir a explosão usando suas habilidades como hacker. Fujimaru, embora hesite em aceitar com receio de correr o risco de passar pelas mesmas tristezas e perdas de dois anos atrás, se vê sem escolhas e se junta à THIRD-i na luta contra os terroristas. Será que Fujimaru e as pessoas à sua volta sairão ilesas dessa luta? 
Fonte: DramaFans. – retirado do Fansubber

Não vou resenhar o dorama, apenas tecer um comentário a respeito e apresentar uma tradução. Afinal, como foi o drama que vi mais recentemente, embora não seja recente, ainda estou  "em polvorosa". O que mais me empolgou, apesar de toda a ação, de todo o movimento e tensão envolvida e das várias vezes em que pensei que meu coração explodiria de emoção, foi a bela amizade de Takagi Fujimaru - o protagonista - e Kujo Otoya.

Na primeira temporada, Otoya, mesmo tendo uma paticipação razoavelmente importante, especialmente para o Fujimaru enquanto amigo e colega do Clube de Jornalismo da escola, ficou em segundo plano. Já na segunda temporada o vemos crescer, ganhar destaque, não só como o melhor amigo do prota, mas alguém essencial para o desenvolvimento da trama. 

Para quem não assistiu ao dorama ainda, aconselho a parar por aqui. Claro, se não gostar de spoiler (embora eu considere, na maioria dos casos, a própria sinopse um grande spoiler). Se gostar, como eu, pode ficar. Não há nada muito revelador no texto traduzido a seguir, no que se refere ao enredo. Afinal, é um texto que traduz o que senti em relação ao dois melhores amigos, então fala especificamente dos dois, não mais do que isso. Contudo, se você prefere abster-se de saber alguns detalhes importantes sobre eles, enfatizo que é melhor interromper a leitura.

A seguir, a tradução:
__________________________________________________
Bloody Monday é um bom j-drama de ação, muito recomendado. É todo sobre ação, como algo pode acontecer por certas razões, é todo sobre sacrifício, confiança, luta, amor, amizade, sinceridade, integridade, dilemas, sentimentos, grandes habilidades, lógica matemática e muitas supresas mais, que nos prendem à TV (ou tela do computador).

É um j-drama que impressiona. O que dá a mais preciosa impressão é a amizade de Takagi Fujimaru, um aluno da segunda série do Ensino Médio que possui grande habilidade como um super hacker. Por causa dessa habilidade, é recrutado pelo Departamento de Investigação da Segurança Pública a fim de descobrir a verdade sobre um acidente que aconteceu em uma cidade bem distante de Tóquio.

Quem percebe essas coisas é Koju Otoya, um dos melhores amigos de Fujimaru, embora o garoto mantenha tudo em segredo e faça de conta que está tudo bem. Mas Otoya sabe que o amigo está em área perigosa e sempre aparece oferecendo ajuda e salvando Fujimaru. Os dois sempre se protegem mutuamente.

Otoya para Fujimaru: "Idiota, se apresse e fuja!"
Otoya para Fujimaru: "...mas estou feliz por você estar a salvo."
Fujimaru e Otoya, é isso que se espera de uma verdadeira amizade, não é?! Aaaah, eu fiquei realmente impressionada com eles.

"Eu nunca deixarei Fujimaru, não o deixarei lutar sozinho", diz Otoya quando alguns amigos querem se manter afastados para salvar a si mesmos.

Um não quer que o outro se envolva em situações perigosas. Cada um dos dois prefere resolver os problemas sozinho. Fujimaru não quer trazer Otoya para a área de perigo e vice-versa. Contudo, no fim… ambos sabem que juntos são mais fortes. Portanto, prometem sempre estar unidos.
Aoi (uma amiga deles) para Fujimaru: "Otoya atendeu à ligação e falou que haveria uma explosão nuclear às 20h em Tóquio."
Aoi: "Otoya foi sozinho porque não queria te incomodar!"
Aoi: "Você não se preocupa com ele?"
“Ei, não toque nele”, diz Fujimaru quando alguém apontou uma arma para a cabeça de Otoya. Ele espontaneamente protege o amigo do terrorista.


Fujimaru para Otoya: "Você me salvou."
"Você não acredita em mim, não é?", disse Otoya. Machuca seu coração quando ele é acusado de ser um espião dos terroristas e Fujimaru parece duvidar dele. Contudo, Fujimaru tenta não ouvir o que os outros dizem. Quando todos passam a duvidar, ele acredita em Otoya. Isso também é o que a verdadeira amizade significa, certo?!

Fujimaru: "Eu não quero perder mais amigos."

Otoya para Fujimaru: "Você não acredita em mim, né?"

Fujimaru: "Eu acredito em Otoya."
Fujimaru, com suas habilidades, tenta parar a explosão da bomba nuclear planejada pelos terrosristas. Toda a Sagurança Pública o proíbe de fazer isso sozinho, ele deve esperar até os oficiais chegarem. Mas não há mais tempo e o rapaz tenta ignorar o que todos dizer, mas não consegue ignorar Otoya.
Otoya implora para Fujimaru não fazer nada sozinho. Ele é o único que se preocupa de verdade com a segurança do amigo. Fujimaru diz: "por favor acredite em mim, voltarei vivo".


Quando parece não haver mais esperança, Otoya ainda acredita que Fujimaru voltará, ele acredita que o amigo manterá a promessa.





Finalmente,

Fujimaru para Otoya: "Voltei. Como prometi."
Há um evidente alívio misturado com felicidade quando Otoya descobre que está tudo bem com Fujimaru. Ambos sempre se protegeram, oraram um pelo outro, deram esperança, confiaram e nunca foram embora, mesmo quando todos foram. Isso também é o que uma amizade verdadeira significa, certo!?
__________________________________________________
Texto original escrito por: Yani Yn
Tradução: My *-*
http://yaniwriting.blogspot.com.br/2012/09/takagi-fujimaru-and-kaju-otoya.html

Comentário final: eu sou uma aficionada por amizades verdadeiras em doramas, até mesmo mais que em histórias de amor. Isso é uma coisa que me acompanha desde que comecei a ler os primeiros livros por vontade própria. O que me atrai ainda mais é quando há uma profunda amizade e companheirismo entre homens. Já li muitos livros nos quais uma dupla de homens se destaca, vi filmes e, nos últimos anos, procurei doramas que focassem nesse amor de amigo. Claro, vejo histórias de amor também, mas quando há amigos, e ainda mais quando esses amigos são homens, sou tocada e sinto uma emoção mais profunda. Não sei se há alguém como eu nesse mundo hihi

Uma informação inútil curiosidade: o primeiro episódio de Bloody Monday foi ao ar em 11 de outubro de 2008, dia de meu aniversário de 18 anos.

Um comentário:

  1. Eu vi a primeira temporada há muito tempo e sempre esqueço-me de ver a segunda. É muito bom e marcou a carreira do Haruma Miura e do Takeru Sato.

    ResponderExcluir