15 março, 2020

Strangers From Hell: Uma breve reflexão.



Creio que já tenha cerca de um mês que eu terminei de assistir "Strangers from hell", K-drama de terror da OCN lançado em 2019, e até hoje eu estou bem reflexiva sobre ele.




Resumidamente, o drama conta a história de um rapaz na casa dos 20 anos, Jong Woo (Im SiWan), gentil e sonhador que sai de sua cidade natal em busca de oportunidades na Grande Seul. O jovem tem um convite pra trabalhar em um escritório de um amigo de sua namorada, o emprego não paga lá essas coisas, mas pra quem está começando, parecia ser uma boa oportunidade.

O salário mal dá pra pagar um aluguel, Jong Woo visita vários lugares para morar até que encontra uma espécie de hostel, um local um tanto bizarro, carece de limpeza e os seu colegas de andar não são nem um pouco amigáveis, aliás, são muito estranhos, macabros na verdade.


Lá ele faz uma certa amizade com Moon Zo, personagem de Lee Dong Wook, que a princípio parece ser o único normal ali. Parece...



Com o tempo, Jong Woo vai descobrindo vários mistérios, passa a ser assediado psicologicamente pelos colegas de hostel, deixando-o à beira da loucura.

Mas o intuito deste texto não é fazer uma resenha do drama, ele é ótimo, porém, gostaria de focar mais na crítica social, que creio eu, é a mensagem mais importante a ser passada pela obra.

Jong Woo é um jovem vindo de uma cidade com poucas oportunidades, tem sonhos e objetivos, é escritor, já cumpriu o serviço militar obrigatório e terminou a faculdade, e como muitos dos jovens de hoje, não tem muitas perspectivas, acaba aceitando um emprego que nada tem a ver com sua formação, mas sempre com aquele sonho de que algum dia, chegará lá.



Porém, tudo na vida do jovem começa a dar errado assim que ele chega na Grande Seul, sua namorada não acredita nas coisas que ele diz sobre o hostel, ele não tem amigos, não tem em quem confiar. Ao longo dos episódios uma policial chamada Jung Hwa, que estava investigando casos de mortes misteriosas de gatos nas imediações do hostel, se aproxima dele e oferece ajuda, mas a essa altura ele já está tão transtornado que deixa pra lá. O sonho virou pesadelo.

Desespero, ataques de pânico, o vazio, a solidão, falta de empatia com o próximo, tudo tratado como se fosse frescura pela namorada, pelo colegas de trabalho, pela sociedade. É bem o retrato de muitos jovens de hoje em dia, deprimidos, desolados, solitários, ansiosos e sem muitas perspectivas. Tive a impressão que o hostel é a materialização das angústias de JongWoo e a crueldade do mundo, retratadas da maneira mais assustadora possível. Eu tive realmente muita dó dele, é triste ver alguém pedir socorro por não estar aguentando mais e ser invisibilizado por quem ama e pela sociedade.






A reta final do dorama nos prepara para uma bela surpresa, não que seja um super plot twist, mas foi um bom desfecho pra uma história que nos mostra muito mais que parece, só vendo pra sentir. 


Cr. fotos: OCN

2 comentários:

  1. Olá!!
    Que ótimo ler um posto sobre esse dorama, achei incrível!!!
    Primeiro eu assisti por causa do Im Siwan, eu acompanho o trabalho dele desde a época do ZE:A.
    Me surpreendi muito com a história, me assustei várias vezes e fiquei aflito ao assistir kkk
    Personagens incríveis, assustadores e intrigantes... foi difícil "ler" cada um deles~
    E o final...não vou comentar pois é a grande surpresa do dorama, fiquei de boca aberta kkkk T^T


    https://www.johnhyun127.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post, esse doaram já é um dos meus favoritos, comecei a ver por causa do Dong Wolf, mas me surpreendi positivamente pela história, tenho pretensões de ver novamente para ver se não deixei passar nada.

      Excluir