20 janeiro, 2016

[Resenha] Starman ~ Kono Hoshi no Koi ♥ esse amor da estrela (algo assim)

Oi gente! Essa é minha primeira resenha do ano, e depois de algumas resenhas de k-dramas em 2015, trago um j-drama para vocês. 

De 2013, Starman ~ Kono Hoshi no Koi não estava nos meus planos, decidi vê-lo por acaso depois que vi My Love From the Star, coreano, e uma amiga lembrar-se desse japonês por ambos terem a palavra star (estrela) no nome. Foi uma doce surpresa assistir a essa romântica e louca história. Realmente é uma história diferente e divertida, com alguns acontecimentos estranhos e muito loucos, mas nada disso importou, porque é muito fofo e lindo!

Eu não gosto muito de... história de outro mundo, se é que me entendem. Esse foi um dos motivos pelos quais relutei bastante para ver o k-drama supracitado. Depois de gostar demais do extraterrestre daquele dorama, diferente do monstros nojentos, feios e maus dos filmes de Hollywood, fiquei muito curiosa sobre o Starman japonês. Então baixei e decidi vê-lo.

Esse dorama superou todas as minhas espectativas - quase morri de fofura e dei altas gargalhadas com alguns estranhos acontecimentos. Além disso, me fez cair de amores pelo Fukushi Sota, que é um grande ator e muito bonito! Seu sorriso é tão fofo *-* quero pra mim! Embora eu já tivesse visto um filme com ele e esteja traduzindo um dorama também com ele, Hoshio-kun (seu personagem), o carisma, a beleza extrema, a calma e a naturalidade dele (que para nós seres humanos não é tão natural assim) me cativaram totalmente!

Além disso, o relacionamento dele com a Sawako, romântico e realista, e a forma terna de cuidar dos três filhos dela e adotá-los como seus, tudo muito lindo! Uma de minhas cenas favoritas, logo no começo (acho que segundo ou terceiro episódio) é do Hoshio com o caçulinha Shun na banheira ♥ muito amor *-*

Mas chega de jogar conversa fora e vamos à resenha =)
__________________________________________________ 
Dados técnicos

Título em japonês: スターマン~この星の恋 (Starman ~ Kono Hoshi no Koi)
Diretor: 
Tsutsumi Yukihiko 
Roteirista: Okada Yoshikazu 
Emissora: KTV
Número de episódios: 10
Período de exibição: 09 de julho a 10 de setembro de 2013
Dia e horário: Terças-feiras às 22h
País: Japão

__________________________________________________
Elenco principal

Família Uno
Hirosue Ryoko como Uno Sawako
Fukushi Sota como Hoshio
Oonishi Ryusei como Uno Dai (filho mais velho)
Kuroda Hiroyuki como Uno Hide (filho do meio)
Igarashi Hinata como Uno Shun (filho mais novo)
Yoshiyuki Kazuko como Kashihara Miyo

Amigos de Sawako
Koike Eiko como Setsu Suta
Kenchi como Satake Kohei
Honda Daisuke como Hiraoka Rintaro
Muramatsu Toshifumi como Toyama

Colegas de trabalho de Sawako
Ishii Masanori como Maekawa Kosuke
Yamada Yuki como Ando
Arimura Kasumi como Usui Shoko
Kunimura Jun como Shigeta Shinzo
__________________________________________________
Minha Sinopse

Uno Sawako é uma mulher que foi abandonada pelo marido, com três filhos para criar. Além dos filhos, Sawako mora com a avó. Vivem em uma pequena cidade próxima ao Monte Fuji e levam uma vida simples, porém agradável. Um dia, dirigindo pela estrada, ela quase atropela um homem que aparece repentinamente. Quando ela vai falar com ele, seus olhares se cruzam e ela se apaixona à primeira vista, mas ele desmaia em seguida e quando acorda, descobre que perdeu a memória. Ele é bem mais jovem, mas mesmo assim Sawako decide cuidar dele e chamá-lo de marido e pai de seus filhos. Com o nome de Hoshio, o jovem passa a viver com a família e logo se apaixona por Sawako. No meio disso tudo, algumas coisas estranhas acontecem com Hoshio e ele tem alguns superpoderes inexplicáveis. Mas sua memória não retorna e ele não sabe quem é, de onde surgiram essas habilidades especiais e nem qual é o motivo de sua existência.
__________________________________________________
Opinião e crítica

Para começo de conversa, falarei do roteirista e diretor. Fiz isso em minha resenha de Cain and Abel e gostei da experiência. Quero amadurecer cada vez mais =) 

Serei sincera com vocês. Até pouco tempo não me preocupava em buscar qualquer informação sobre diretor, roteirista ou quaisquer profissionais que não fossem os atores - e, possivelmente, os cantores da ost. Recentemente li um artigo que falava que dar um tom de profissionalismo à resenha indo além do plot e cast enriquece o texto. Mas como um bom roteiro, boa direção e bons atores, junto com uma boa trilha sonora, é o que faz um bom drama (minha opinião), por enquanto são apenas estes os aspectos que abordarei.

Não conheço a fundo o trabalho do diretor e dos seus 30 doramas, só vi um, de 2003. Trata-se de Stand Up!, uma comédia-romântica e um drama humano e, em todos os meus cinco anos de dorameira, não encontrei história que se assemelhasse. Não é o melhor dorama do mundo e a história é bem simples, sobre quatro amigos, os únicos garotos ainda virgens da escola, que reencontram uma amiga de infância, mas depois de tantos anos ela já não é a princesa que eles esperavam. Com um ótimo cast, incluindo três de meus atores japoneses preferidos (Oguri Shun, Ninomiya Kazunari e Yamashita Tomohisa), o trabalho foi bem dirigido, com todas as cenas bem harmonizadas, personagens em sincronia com os acontecimentos e tudo se encaixando como deve para que ao final, o público se sinta satisfeito.

Do roteirista, vi apenas Bambino!, de 2007, dentre seus 50 trabalhos para a televisão. Ou seja, dele não sei muito também. Conta a saga de um jovem cozinheiro que quer se tornar um chef de cozinha italiana e deixa sua cidade natal para trabalhar em um dos melhores restaurantes italianos de Tóquio, onde descobre que ainda tem muito o que aprender antes de ser tornar um grande mestre da culinária. Esse j-drama não é o meu tipo preferido, sou uma romântica incorrigível que sempre vai escolher um dorama com cobertura de açúcar, mas conta uma história bonita de superação, enfrentamento dos próprios limites e crescimento pessoal e profissional. O tema musical, do meu grupo favorito de j-pop, Arashi, fala justamente sobre ir atrás de nossos sonhos, pois nenhum muro é tão alto que não possa ser atravessado (We Can Make It! - Nós podemos fazer isso). É um roteiro adaptado de um mangá. Eu nunca li o original, mas para um trabalho televisivo, posso dizer que Okada Yoshikazu fez um ótimo trabalho. Se é uma adaptação completamente fiel ao mangá eu não posso dizer, por não ter lido, mas como o próprio nome diz, é uma adaptação, como um livro adaptado ao cinema.

Agora, vendo o trabalho conjunto desses dois profissionais, mesmo sem saber que foram responsáveis por tantos dramas (juntos, são quase 100 títulos!), posso afirmar que é bem satisfatório. Diálogos bem construídos, bons personagens, coerência interna inquestionável. Contudo, não é um trabalho excelente, eu posso dizer que particularmente, preferi o trabalho feito pelo diretor e demais profissionais, o roteiro deixou um pouco a desejar. Nem chegam a ser falhas de roteiro propriamente, são alguns acontecimentos exagerados e absurdos que beiram ao ridículo. Talvez, se o roteirista tivesse utilizado mais seu senso crítico, não teria sido assim. Por outro lado, essas "exageros", se encarados com bom humor e sem um alto grau de criticidade, podem fazer o espectador gargalhar e jogar fora todo o cansaço e stress. Foi exatamente o que aconteceu comigo. Eu preferi rir e curtir o momento. Sou bem crítica, mas desde o instante em que me dispus a ver Starman, eu sabia que poderia me deparar com coisas absurdas. Mas como disse a uma amiga: estou tão habituada a ver absurdos e coisas estranhas em doramas que não me importo. 

Fora isso, o roteiro foi bem construído. Sem muitos personagens, como todos os j-dramas que já vi, o que é bom, pois o foco não se dispersa. Sem muitas tramas paralelas, o que também é bom, pois um dorama assim "vai direto ao ponto", sem enrolação. A história toda é contada perfeitamente em dez episódios e não ficamos com a sensação de que falta alguma coisa quando termina. Portanto, só posso concluir que o trabalho de roteiro e direção, como disse acima, foi bem satisfatório, no sentido de ter dado plena satisfação a mim. 

Agora... o que falar do elenco? Ele foi muito bem escolhido, não tenho dúvidas disso, e todos mandaram muito bem. Falarei dos três que mais me chamaram a atenção. 

Para mim, claro, o destaque principal foi Fukushi Sota, um jovem ator em ascenção, no auge de seus 22 anos, que manda sempre muito bem em seus trabalhos! Vi apenas dois filmes e um dorama com ele e, para mim, Hoshio é o melhor personagem. Esse ator promete ser um gigante japonês dentro de alguns anos. Ganhou o prêmio de Rookie (novo ator) do ano em 2015. Deixando meu lado tiete aflorar, ele é tão lindo! Um homem de respeito ♥ quero pra mim!!! 

Outro grande destaque, pilar sem o qual o drama não teria chegado tão longe, foi Hirosue Ryoko. Embora eu só tenha visto Long Vacation, de 1996, e ela nem é a protagonista desse dorama super antigo (e ótimo), posso afirmar que a mulher é muito boa no que faz! Ela é tão boa que não podemos sequer cogitar a Sawako sendo interpretada por outra atriz. Com 35 anos, Ryoko ganhou 12 prêmios, incluindo um prêmio internacional no Festival de Cinema da Catalunha em 2000, como melhor atriz.

Por fim, o ator que me fez vomitar arco-íris com toda sua graça e ternura foi o pequeno Igarashi Hinata, de seis aninhos. Ele brilhou do começo ao fim. Com quatro anos quando o dorama foi ao ar, vê-lo atuando tão naturalmente, tão graciosamente, como um verdadeiro profissional, me surpreendeu. E a naturalidade com que ele pulava no colo de Hoshio e o chamava de papai era tão terna que enchia meu coração de alegria.

Quanto à trilha sonora, eu me apaixonei por ela desde o primeiro episódio, e aqui quero dizer que todas as músicas instrumentais foram ótimas! O compositor é Ohashi Yoshinori, também conhecido pelo nome artístico Ohashi Trio. Não conheço nenhum outro trabalho musical dele, e no Google não consegui descobrir muita coisa, a não ser uma minibiografia em inglês, notícias em japonês (eu não sei japonês haha), o site oficial sem muita informação e uma página no facebook, além da informação do próprio Google que diz "compositor de trilha sonora". Mas uma coisa é certa: ele fez um ótimo trabalho ao compôr a ost de Starman. Tinha hora em que a música brincava em nossos ouvidos, e todas casaram perfeitamente em 100% das cenas. 

Fora a composição instrumental de Ohashi, há duas músicas cantadas que devem ser citadas. Uma é a música-tema, Starmann, interpretada pela Yuki (não consegui incorporar o vídeo, mas ouça mesmo assim, por favor). Sinceramente, no primeiro episódio quando essa música tocou pela primeira vez, achei muito enjoativa. A voz da cantora me incomodou logo de cara, mas depois de dez episódios escutando-a, me acostumei e passei a gostar bastante. Ela é viciante!

A outra música é uma interpretação de Starman do David Bowie pelo compositor aludido anteriormente, Ohashi Trio. Linda linda! Ele é, sem dúvida, um grande cantor, além de compôr. E essa música é a cara do dorama, até o nome é o mesmo! 

Por falar em nome, acho que o roteirista deve ter se inspirado no filme norte-americano de 1984, Starman. Não assisti ao filme, mas lendo a sinopse no Adoro Cinema pude notar algumas semelhanças: uma nave espacial, extraterrestres, um acidente, corpo humano, amor improvável (não quero dar muito spoiler, mas é inevitável dizer que há a presença de alienígenas no dorama, assim como no filme).

Vamos falar, por fim, do que mais gosto: os personagens. Alguns merecem destaque, mas todos foram perfeitos! Aliás, achei os personagens muito bem construídos.

Hoshio
Como eu já pus uma foto dele ali em cima, não postarei novamente.
Hoshio é o "Starman", o homem da estrela acertou quem pensou que ele é um alien. Esse é o nome que Uno Sawako dá a ele quando o encontra pela primeira vez, desmemoriado. Ele não sabe quem é nem porque apareceu do nada na frente do carro de Sawako. Ele rapidamente aceita viver como marido dela e pai das três crianças. É claramente mais novo, talvez uns dez anos, mas como não se lembra de nada, não sabe sua idade ao certo. Com o passar dos dias, Hoshio descobre que tem algumas habilidades especiais, como correr na velocidade da luz, dar pulos extraordinariamente altos e subir às copas das árvores mais altas, segurar um caminhão somente com a força de um braço e até mesmo curar animais machucados ou doentes. Contudo, não entende essas habilidades que o fazem diferente das pessoas à sua volta. Fora essas incríveis habilidades, ele não sabe fazer nada, nem mesmo dirigir, e não tem profissão, portanto enquanto Sawako trabalha e as crianças estão na escola, ele fica em casa ajudando a avó. 

Sawako
Sawako é uma mãe solteira de 30 anos mais ou menos. Ela foi abandonada pelo marido já há algum tempo e está desacreditada do amor. Mora com a avó Kashihara Miyo e com os três filhos, sendo que o mais velho ainda está no primário e o mais novo fica no berçário enquanto ela trabalha o dia todo para sustentar a família e sua avó é uma dona-de-casa. Vê em Hoshio, por quem se apaixona à primeira vista, sua chance de ser amada novamente. Além disso, acredita que ter um homem em casa fará bem às crianças, que precisam de um pai.

Dai, Hide e Shun
São os três filhos de Sawako. Atualmente estão sem o pai e Shun, o mais novinho, sequer se lembra do rosto dele. É o primeiro a aceitar Hoshio como pai, e demonstra seu carinho por ele sem receios. Hide quer seguir os passos do mais velho, Dai, e no início é relutante em aceitar o novo papai, mas logo o aceita. Dai, justamente por ser o mais velho e ainda ter uma nítida lembrança do pai verdadeiro, não quer substituí-lo, mas o triste sentimento de ter sido abandonado persiste e no fim, ele recorre a Hoshio, como os outros dois. Dai é bastante inteligente e tem um forte senso de responsabilidade. Sente que, por ser o homem da casa antes da chegada do novo integrante da família, seu dever é proteger a mãe, a avó e os irmãos.

Outros personagens são também essenciais no desenvolvimento da história. Posso citar a melhor amiga de Sawako, Setsu Suta, que espera por seu "homem destinado" e é uma amiga extremamente fiel. E Shigeta Shinzo e Usui Shoko, colegas de trabalho de Sawako, que têm identidades ocultas.
__________________________________________________
Conclusão

Recomendo sim Starman. Quem não viu, veja. É um dorama ideal para quem, como eu, gosta de uma história bem açucarada. Mas meu conselho é que quem for assistir, prepare-se para os acontecimentos estranhos e loucos que estão por vir. Realmente é fofo, lindo e completamente irreal. Uma fantasia linda com atores lindos e músicas lindas!
__________________________________________________
Curiosidades

  • Quando assisti ao k-drama I Hear Your Voice em 2013, um preconceito bobo e antigo que eu tinha foi quebrado, com relação ao amor entre uma mulher mais velha e um jovem. E nesse j-drama de agora, mais uma vez, eu vi o homem jovem ficar com uma mulher mais velha. Não só isso, além de ser mais velha que Hoshio, Sawako era mãe solteira de três meninos. Já vi essas "idades trocadas" em outros j-dramas (em k-dramas só vi o que citei), mas por algum motivo foi esse que mais me cativou.

  • Em outubro de 2015, eu vi  o j-movie Strobe Edge (do qual a Ana-chan falou aqui), e vendo Starman eu reconheci três atores que vi no live action: Fukushi Sota, Yamada Yuki e Arimura Kasumi. No filme, o Sota e a Kasumi são o casal principal, enquanto o Yuki é o friendzone. No dorama, Yuki e Kasumi são namorados e Sota nada tem a ver com eles. 

Kasumi e Yuki em Strobe Edge
Kasumi e Sota em Strobe Edge
__________________________________________________
Nota
8,5

Onde assistir
Para baixar no Fansubber, legendado por Sora-D, ou no fórum do Banzai Dramas

__________________________________________________
Melhores cenas:

Foi difícil escolher duas de várias! O dorama é todo cheio de cenas lindas e fofas (usei muitas vezes essas palavras e suas variantes, né haha), além de ser carregado de ótimos ensinamentos e valores que podemos levar para a vida! Mas por fim escolhi essas:


__________________________________________________
Essa foi minha resenha. Espero que ela possa ser útil de alguma forma a quem ler =) 

Até a próxima!

My *-*

6 comentários:

  1. Que resenha incrível, super completa. Já assisti Stand Up! e Bambino e recomendo o primeiro, ri demais. Outros dramas que falam sobre mulheres mais velhas que se envolvem por jovens rapazes é Kimi wa Petto e Last Cinderella. Já viu? São ótimos. Beijão*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana! Já vi os dois e amei ♥ em jdramas é algo mais comum de acontecer... acho q me expressei mal, I Hear Your Voice foi meu primeiro kdrama com essa "troca de idades", e realmente foi tão lindo e cativante q quebrou meu preconceito. Mas em Starman, oq me cativou mesmo foi o fato de, além dela ser mais velha, ser mãe solteira e ele assumir os filhos dela^^

      Que bom que gostou de minha resenha!

      Excluir
  2. Se ainda não viu, veja Anego tb, é meu "noona romance" favorito, e tem o Alanishi Jin *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,eu vi Anego, mas faz tanto tempo, foi em 2011 num época que eu "devorava doramas", via um atrás do outro sem aproveitar direito~ um dia reverei^^

      Excluir
  3. Riquíssima sua resenha. (:
    Esse drama é muito fofinho mesmo, embora tenha umas partes bem malucas . kkk
    Lembro que na época que estava passando eu ficava na expectativa pra legenda em inglês sair eprocurei loucamente pelos sites japoneses pra achar essa música do Ohashi Trio. Pelo menos assim, eu consegui upar. xD
    Aliás tem muitas músicas dele no youtube. Vale a pena conferir tbm. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! Fico contente que gostou da resenha~
      Eu ainda não peguei as manhã de baixar doramas em inglês, embora veja alguns online =)
      Sim, o drama tem uma coisas bem loucas no meio, mas achei mto terno^^ e adorei Ohashi Trio! Vi que tem umas músicas no youtube, mas não consegui parar para ver~ vou conferir!

      Excluir