23 março, 2016

[Comentário/Reflexão] Amor de Sul e Norte

Olá, amigos dorameiros, como estão?

Dessa vez não trago uma resenha. Vim falar brevemente sobre algo que muito me atrai e sempre me convence a ver doramas e movies. Falo da dicotomia Coreia do Sul vs. Coreia do Norte. Ontem vi meu segundo filme que "une" esses dois países que, na verdade, são um só, mas o deixou de ser por caprichos políticos.

A divisão da Coreia é, sem dúvida, o mais triste resquício da Guerra Fria. Pior que o Muro de Berlim, pois ainda persiste, já o muro foi destruído em 1989. Famílias e amigos separados por uma "linha imaginária", o paralelo 38. Perdoem minha sinceridade, mas acho isso a maior idiotice. E ainda há quem fale em dividir o Brasil... bom, mas isso não vem ao caso.

Em sua História mais recente, a Coreia esteve sob o jugo de China e Japão, que ficavam se revezando no domínio do país. Em 2014, quando o dorama sul-coreano Joseon Gunman (com meu grande amor Lee Jun Ki) foi transmitido, eu tive a oportunidade de saber mais dos laços que envolvem esses três países e conhecer um pouco sobre os antecedentes da Primeira Guerra Sino-Japonesa - que se deu, basicamente, para ver quem ficaria com o controle da Coreia (Joseon Gunman pode ser visto no DramaFever em português).

Aliás, aprendi com os doramas épicos - que eu amo ♥ - que a China, sob diversas dinastias, excerceu o controle sobre o povo coreano quando este estava sob a Dinastia Joseon, e antes mesmo disso, durante a Dinastia Goryeo. É comum vermos em dramas o pagamento de tributos, além de o Confuncionismo estar presente como uma religião de grande influência na Coreia e os caracteres chineses serem o alfabeto utilizado.

Em 1945, quando finalmente a península coreana se liberta dos países vizinhos, vêm a URSS e os EUA e dizem: agora é nossa vez! Com o fim do domínio japonês, na redição do Japão após a Segunda Guerra Mundial, norte-americanos passaram a exercer influência sobre o Sul, enquanto os soviéticos instalavam o socialismo no Norte. Mas só houve uma cisão de fato, uma inimizade real e uma separação forte o suficiente que resiste até hoje, depois da Guerra da Coreia, o primeiro conflito bélico da Guerra Fria, que durou de 1950 a 1953 e deixou 3 milhões de pessoas mortas, feridas ou desaparecidas. Depois de mais de mil anos de unificação, o país deixou de ser um.

Isso é História. Eu amo História, há quem ame como eu, e quem não quer nem saber. Não quero tornar este um artigo cansativo, portanto digo aos interessados que vou parar por aqui, mas vocês podem ler mais em alguns links que deixarei ao fim da postagem.

Enfim, voltando ao assunto original, o movie que vi ontem. O nome em inglês é Love of South and North (ou Love Impossible, como preferirem), em português fica Amor de Sul e Norte. Somente com base no título, podemos prever o plot principal: uma história de amor envolvendo a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.


O filme de 2003 conta a história de Kim Chul Soo (Jo In Sung), um jovem universitário sul-coreano que só quer saber de azaração, e Oh Young Hee (Kim Sa Rang), uma moça norte-coreana aplicada nos estudos e que nunca namorou. Os dois são enviados por seus países a um sítio arqueológico na China, para encontrar um túmulo do Reino Goguryeo (37 a.C. - 668 d.C.). Na ficção, as duas Coreias se uniram pela causa comum e isso pode ser um passo à frente para a reunificação.

Como previsto, os dois se apaixonam e precisam lutar para manter firme e forte esse amor separado por ideologias conflitantes e pelo mesmo paralelo 38 que separa os países.


O filme é uma boa comédia romântica, com uma dose maneirada de drama. A história te faz rir bastante na primeira metade, e quase consegue te levar às lágrimas depois (ou leva, se vocês são de chorar com facilidade). O final é bem razoável, e tenham certeza de que, para os românticos de plantão, como eu, não decepciona. Mas infelizmente, sabemos que é muito improvável.

Por que resolvi falar desse filme? Porque foi o segundo filme com essa temática Norte/Sul que vi. O primeiro foi As One, em 2014. O filme de 2012 é baseado em fatos reais e se passa em 1991, durante o Campeonato Mundial de Tenis de Mesa (World Table Tennis Championships), em Chiba, Japão. Para a disputa, provisoriamente, a Coreia se tornou uma, não Sul, não Norte, mas um só país lutanto pela medalha de ouro. A melhor jogadora sul-coreana, Hyun Jung Hwa (Ha Ji Won), jogou ao lado da melhor jogadora norte-coreana, Li Bun Hui (Bae Doo Na), para conseguir chegar à final e derrotar as chinesas, chamadas "A Grande Muralha". Os atletas de ambas as Coreias, para poderem defender a Coreia Unificada e conquistarem o título mundial, tiveram que aprender a conviver e trabalhar em equipe. O filme é muito bom! Indico sem sombra de dúvida! Mas infelizmente, o final já sabemos. Esta união não durou mais que um Campeonato Mundial de Tenis de Mesa.


Na foto em preto e branco, a cena do filme. Na foto colorida, a cena real
Vi dois doramas sobre essa temática também. Contêm romances entre o Norte e o Sul, como o primeiro filme (embora em As One também tenha um pouco de romance, é pouco mesmo), Trata-se de The King Two Hearts (resenhei aqui) e Doctor Stranger (DramaFever), ambos muito bons e com uma boa dose de romance bem melado, que eu já disse aqui mesmo no Blog das Dorameiras, que adoro. 



Doramas e movies com essa temática de Norte e Sul me cativam de tal forma que topo assistir sem nem questionar! Fui atrás dos trabalhos de Jo In Sung oppa, por quem estou atualmente apaixonada, e encontrei Love of South and North legendado pelo Ohayo Dramas (embora o fansub tenha fechado, eles mantêm os links) e quando soube do que se tratava, corri para ver. Doctor Stranger me chamou a atenção primeiramente pelo Lee Jong Suk oppa, assim como As One, e The King Two Hearts vi por indicações e comentários na net. Todos, sem exceção, me conquistaram, mais que pelos atores, pelo plot maravilhoso e esse tema incrível! Como queria estar viva para ver o dia da reunificação!

Em Descendants of the Sun, dorama ótimo e indicadíssimo que estou acompanhando pelo Kingdom Fansubs (requer cadastro), há uma pequena cena no primeiro episódio que mostra a relação conflituosa e perigosa entre as Coreias. Fico me perguntando se daqui até ao final verei mais uma cena dessas ♥

Agora, uma pergunta a vocês, dorameiros: quais são os doramas e movies sobre esse tema e que não citei aqui? Podem me indicar nomes e me dizer onde posso encontrar?

É isso. Fico por aqui e no próximo post, trarei uma análise psico-filosófica sobre Kill me, Heal me, feita por uma amiga. Sei que já falei muito de Kill me aqui, mas achei realmente interessante e quero compartilhar com vocês.

Para saber mais: 
A divisão da Coreia
Separação das Coreias
Por que a Coreia se dividiu? Há chances de reunificação?
Guerra da Coreia
Primeira Guerra Sino-Japonesa

Beijos.
My *-*
  
EDITADO!
ps: que pecado! Como fui me esquecer desse filme MARAVILHOSO chamado Secretly, Greatly? Fala sobre espiões norte-coreanos infiltrados na Coreia do Sul. Com Kim Soo Hyun oppa *-* como os demais, quando decidi vê-lo, foi pelo oppa, mas logo que descobri o tema que aborda, não pensei duas vezes =)





2 comentários:

  1. Post muito bom! Desses q vc citou, não vi Doctor Stranger mas tá na lista :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geral shippou errado em Doctor Stranger hihi~ mas perdão, só sendo muito bobo e gostando de sofrer pra shippar errado kkkkkk

      Que bom que gostou^^ hoje pela manhã, lembrando do filme, decidi fazer esse post =)

      Excluir