17 julho, 2022

Mochilão pelo Japão e Coreia do Sul, parte 1: Como começar a planejar?


Estou há bastante tempo para escrever sobre um mochilão que fiz em 2018 com mais 4 amigas, fomos para o Japão, no qual ficamos 17 dias e para Coreia do Sul onde permanecemos por 14 dias.











Como surgiu a ideia do mochilão?


Basicamente porque além de ser otaku desde criança, sou dorameira Tipo que vcs nem sabiam disso >.<


Viajar para a maioria dos países da Ásia não é tão caro, porém o Japão e a Coreia são exceções, são duas das nações com maior custo de vida do continente asiático, e se você é uma pessoa com pouco poder aquisitivo como eu, é necessário um planejamento muito bom, aos menores detalhes.



                   Eu e meu bias Onew (SHINee) na loja da SM em Seul






Tem como viajar para a Coreia e o Japão gastando pouco?


Isso aí depende do que é muito ou pouco dinheiro para você, pra mim custa caro, porém, há maneiras de gastar o menos possível se você economizar, neste post, trarei dicas que eu usei e outras que eu usaria caso fosse viajar agora mediante a experiência que eu tive, nesta que foi minha primeira viagem ao exterior. Nesta primeira parte, focarei no básico do que você precisará em termos financeiros para começar a planejar a viagem, vem comigo!






Primeira e a melhor dica que vou te dar:


Comece a comprar dólar ou euro bem antes da sua viagem, se você decidiu que vai viajar daqui a 2 anos, adquira essas moedas desde já, mesmo que seja 10 dólares/euros por mês (em torno de 56 reais na cotação de hoje). Recomendo abrir uma conta digital que você possa converter a moeda escolhida em real, há bancos hoje que disponibiliza para o cliente conta em moeda estrangeira, como por exemplo: BS2, Nomad, Banco Inter, C6 Bank, etc.


Em 2018 nós não tínhamos opções de banco digital com conta em dólar, precisei recorrer a um banco digital europeu, que foi uma trabalheira pra conseguir abrir uma conta internacional, e no meio da viagem o banco resolveu bloquear temporariamente o meu saldo em dólar, e eu tive que ficar com o que eu tinha de dinheiro em espécie e o cartão de crédito, depois consegui sacar o dinheiro e zerar a conta, mas não é o tipo de aborrecimento que você quer ter em viagem. As opções que citei no parágrafo acima, são de bancos que disponibilizam o serviço especialmente para brasileiros, o Nomad inclusive você terá direito a uma conta nos EUA, você pode inclusive investir em dólar nos EUA, só que este no momento funciona no Japão, mas não ainda na Coreia até o fechamento deste post, os outros bancos a sua conta fica nas Ilhas Cayman e funcionam em qualquer país segundo a informação desses bancos.


O dólar e o euro variam bastante, quando você compra todo mês, você faz um preço médio, eu aconselharia comprar menos quanto tivesse na alta e mais quando caísse, mas não deixe de comprar todo mês se puder, independente de quanto esteja.






Segunda dica: Onde guardar dinheiro para viagem?


Eu guardei utilizando o Banco Sofisa, inclusive comprei minha passagem de avião usando o cartão dele. Ele é um banco com liquidez diária (rende diariamente), e está rendendo até o fechamento deste post 110% do CDI, algo em torno de 14% ao ano, oferece um cartão de crédito com limite bacana, que é débito e crédito ao mesmo tempo. Este é o banco que eu recomendaria pois ele tem opção de guardar dinheiro separando por objetivos (estadia, passagem de avião, alimentação, transporte reserva de emergência…), o que ajuda a dar mais clareza pro seu planejamento mediante o que você pretende gastar com a viagem. No final do post, deixarei um link para você abrir a conta lá caso deseje, é gratuita, cartão sem anuidade, banco com mais de 60 anos de existência.

Outra conta que eu acho interessante e que é fácil de utilizar, é o PicPay, ele não necessita de conhecimentos de investimentos, e o dinheiro que você guarda lá fica rendendo 102% CDI, muito melhor que a poupança.






Qual cartão de crédito devo levar para viagem?


Durante a viagem, eu levei dois cartões internacionais, Bradesco C&A e o do Nubank, a primeira vez que fui usar o Bradesco, ele não funcionou numa maquininha de uma loja no Japão, não quis usar mais pra não passar vergonha, quando cheguei no Brasil, cancelei, quebrei e joguei fora. O do Nubank funcionou em todos os lugares que usei, e por lá naquela época, tudo já era por aproximação, então mediante a essa experiência, eu recomendo o Nubank. Mas pelo que vocês viram, não é bom levar um cartão de crédito só, levem no mínimo dois.


Obs: Dica de ouro! Tenha cartões de crédito platinum mastercard, pois estes oferecem seguro de viagem incluso nos benefícios desta modalidade, basta você comprar a passagem de avião nele, mas antes da compra é necessário cadastrar o cartão, mais informações no https://www.mastercard.com.br/pt-br/consumidores/encontre-seu-cartao/guia-beneficios.html


Mas como consigo um cartão platinum? Nubank, Credicard One, Meliuz, entre outros bancos, já oferecem esta categoria ao solicitarem o cartão, quanto mais cedo você pedir melhor, porque o limite vai aumentando com o tempo.





Como reservar para estadia?


Quando eu fui, alugamos quartos e apartamentos pelo Airbnb e pelo Booking, tivemos um problema com Airbnb em uma das estadias, mas boa parte foi por falta de informação por parte da anfitriã (falarei sobre isso em algum momento em outro post), mas já utilizei o Airbnb em outras ocasiões, e é a melhor opção para alugar quartos na minha opinião, é sempre bom verificar a avaliação do local e do anfitrião antes de reservar.


O Booking, pra mim, é a melhor opção para reservar se você não disponibiliza de dinheiro no momento para pagar a estadia, porque já está pagando outros custos da viagem, falo isso porque o pagamento pode ser feito no dia da reserva, a maioria é hote, hostel ou algum conjunto residencial e você paga com dinheiro ou cartão de crédito, quando é um apartamento com pessoa física como dono, pode ser que a forma de pagamento mude, mas tudo isso está explicado no site, leia as regras para não ficarem dúvidas. Tanto o Booking quanto o Airbnb permitem cancelamento com devolução de todo o dinheiro ou parte dele, mais uma vez, verifiquem nas regras quando forem reservar.


Nesta Parte 1 sobre o mochilão, eu apresentei o básico para você começar a planejar a viagem mesmo que você tenha pouco dinheiro e ainda vai começar a juntar, essas experiências não só servem para viajar pro Japão e pra Coreia, como também pra qualquer país que você queira ir, ou até mesmo uma viagem nacional. Na parte 2 deste post, irei falar sobre custos, passagem de avião (dicas pra poder comprar), alimentação, passeios e muito mais, aguardem!






Links de bancos citados no post (Necessário baixar app no celular e seguir as regras):


Obs: Eu tenho conta em todos esses bancos, por isso citei aqui, alguns oferecem bônus em dinheiro ou cashback se você utilizar meu cupom, tanto para mim quanto para você, alguns contêm só a indicação mesmo, fique a vontade para usá-los se achar que possuem seu perfil ;)



Código para abertura de conta no Sofisa:  Se você abrir sua conta com meu código ACDA432701 e investir R$ 1.000,00, nós dois ganhamos R$ 50 de bônus! Abra sua conta usando o link:


0 comentários:

Postar um comentário